A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promoveu um debate sobre a reabertura dos hostels, numa altura em que as atividades planeiam a retoma. A conclusão é que "reinvenção é palavra de ordem" e devem ser adotadas algumas medidas para garantir a segurança e a confiança dos hóspedes.
"Desta conversa resultou aquilo que a Associação já sabia: é muito mais aquilo que une os hostels à hotelaria tradicional, do que aquilo que os separa. Tal como acontece na hotelaria, também os hostels preparam o seu regresso com alternativas diferenciadoras e que continuem a garantir a personalização da relação com os hóspedes", refere a AHP em comunicado.
De acordo com a associação, "ponto de ordem é a limpeza", ao mesmo tempo que os estabelecimentos devem seguir os procedimentos previstos no selo 'clean & safe'. Mas há mais, eis as cinco novas formas de bem-receber, segundo a AHP:
- Digitalização integral dos procedimentos de pagamento transformando-os em experiências totalmente contactless;
- Reorganizar os espaços para garantir o distanciamento físico, não o social;
- Disponibilizar informação em formato digital, como os horários dos espaços culturais e todos os procedimentos de higiene e segurança;
- Transformar as refeições em Grab & Go ou Kitchen Box (refeição entregue numa caixa);
- Ajustar a oferta de serviços auxiliares para depender menos dos clientes e apostar numa maior personalização e individualização dos produtos.