Reduniq com aumento de 2,52 euros nas compras entre 24 e 30 de maio
A rede de aceitação de cartões Reduniq, da Unicre, contabilizou um aumento de 2,52 euros nas compras médias na semana de 24 a 30 de maio, em comparação com os níveis pré-pandemia, para 21,03 euros.
© Shutterstock
Economia Reduniq
A rede, no seu relatório de analise da evolução das transações desde o início das medidas de contingência em Portugal até à quarta semana do plano de desconfinamento, hoje divulgado, salienta o crescimento do retalho alimentar tradicional desde o início da pandemia, tanto no número de transações quanto na sua faturação.
"Só na semana passada, este tipo de estabelecimentos comerciais registou um total de transações 13% superior aos valores alcançados na semana de 01 a 07 de março", afirma no relatório, concluindo um aumento de 28% em relação à primeira semana de março.
Também o valor médio de cada compra subiu em comparação com os níveis pré-pandemia, quando o 'ticket médio' estava nos 18,51 euros, subindo na semana passada para os 21,03 euros.
O estudo conclui ainda que, na semana passada, a restauração ultrapassou o patamar dos 50% da faturação registada no período pré-pandemia, sendo que no sábado, 30 de maio, alcançou cerca de 82% da faturação media diária da primeira semana de março.
Na semana passada, a área da saúde apresentou 82% da faturação alcançada antes da pandemia, o que representa um aumento de 11% face à semana de 17 a 23 de maio, enquanto a moda cresceu de uma semana para a outra (mais 16%), registando atualmente uma faturação equivalente a 50% do total faturado no início de março.
Sobre a faturação global dos negócios, a REDUNIQ refere que esta aumentou 9,5% em relação à semana de 17 a 23 de maio, o que significa que os valores alcançados representam agora 80% do total faturado no período anterior à pandemia de covid-19.
A nível local, e após o distrito de Portalegre alcançar os valores de faturação pré-pandemia na terceira semana de desconfinamento, foi a vez dos distritos de Bragança, Santarém e Beja ultrapassarem essa linha.
"Próximos desse feito estão os distritos de Viana do Castelo (99%), Castelo Branco (99%), Setúbal (98%) e Évora (98%)", escreve a empresa no relatório.
A faturação estrangeira aumentou 9,3% face à semana anterior, sendo a Região Autónoma dos Açores e os distritos de Faro e de Lisboa as áreas com maiores subidas de faturação de 29,5%, 13,8% e 13,1%, respetivamente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com