Segundo a Associated Press, o serviço da dívida ascende atualmente a nove mil milhões de dólares, tendo sido delineado um plano junto de credores para cortar sete mil milhões. No entanto, apesar do anúncio de falência, a Chesapeake assegurou que vai continuar o ritmo normal de produção.
A empresa sediada em Oklahoma declarou perdas de 8,3 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2020, e listou 8,62 mil milhões de dólares em dívida líquida. A Chesapeake revelou num processo regulamentar em maio que "a gestão concluiu que existe uma dúvida substancial sobre a capacidade da empresa para continuar em funcionamento".
Criada há 31 anos com um investimento inicial de apenas 50 mil dólares, a companhia marcou uma inovação na exploração de hidrocarbonetos e tornou-se uma referência no setor energético, ao chegar a atingir um valor de mercado estimado em 37 mil milhões de dólares no seu auge, longe dos atuais 115 milhões de dólares em que os mercados avaliavam a empresa na sexta-feira.
Mais de 200 produtores de petróleo pediram proteção contra falências nos últimos cinco anos, uma tendência que se espera que se mantenha no futuro devido à pandemia de covid-19, que reduziu ainda mais a procura de energia e, consequentemente, os preços.