Estudantes, este site diz onde há quartos (mais baratos) para arrendar
Plataforma reúne vários anúncios e pretende "apoiar e promover a transparência no mercado do alojamento estudantil".
© iStock
Economia arrendar
Numa altura em que os estudantes podem estar já a pensar no arranque do próximo ano letivo e a procurar alojamentos disponíveis foi lançada a plataforma Observatório do Alojamento Estudantil, que reúne anúncios de vários sites e pretende "apoiar e promover a transparência no mercado do alojamento estudantil".
Na prática, é necessário escolher um concelho (na ferramenta de pesquisa) e depois é possível "acompanhar o mercado em tempo real".
A plataforma ficou disponível no sábado, dia 4 de julho, e serão "monitorizados mensalmente cerca de 150 mil anúncios", de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
"Segundo os dados agregados pela plataforma à data de 01/07/2020, desde outubro de 2019, o preço médio dos quartos desceu 8,3% em Lisboa (de 382 euros para 350 euros), desceu 9,4% no Porto (de 306 euros para 277 euros) e desceu 24,6% em Braga (de 296 euros para 223 euros). A oferta privada de alojamento para estudantes conta com 5456 quartos em Lisboa, 1798 no Porto e 296 em Braga", pode ler-se num comunicado.
O site revela os valores da renda em qualquer ponto do país, o número de quartos privados disponíveis em tempo real, a rede de residências das instituições de ensino superior e, ainda, a evolução da população e número de estudantes por concelho.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com