Para os mais novos... É mais apropriado dar mesada ou semanada?
É claro que esta é uma decisão da família, não há uma resposta certa, mas o ponto de vista dos especialistas pode ajudar a escolher o melhor caminho.
© Shutterstock
Economia Dinheiro
A gestão do dinheiro deve ser um tema abordado no seio familiar, até porque é importante que os mais novos compreendam a necessidade de se fazer uma 'boa' gestão do dinheiro desde cedo. Por isso, pode ser levantada, por vezes, a seguinte questão: É melhor dar uma mesada ou semanada?
Antes de mais, deve saber que não há uma resposta certa. Esta é uma escolha que cabe apenas (e só) à família. Depende de vários aspetos e principalmente da disponibilidade financeira de cada uma. Porém, os especialistas recomendam que se comece pela semanada... e depois logo se avança para a mesada:
"Optar por uma em detrimento de outra é uma decisão da família. No entanto, especialistas em educação financeira defendem que deve depender da idade e da própria criança. Assim, numa fase inicial pode escolher dar uma semanada e mais tarde passar para uma mesada", refere a clinica especializada em finanças pessoais Doutor Finanças.
Da mesma maneira que não há uma resposta certa para a questão em cima levantada, também não há um montante exato que deve atribuir - mais uma vez, depende da disponibilidade financeira de cada família. Porém, há algumas dicas que podem ajudar:
"Consoante a maturidade e os conhecimentos da criança, pode começar a atribuir uma semanada a partir dos cinco ou seis anos de idade, por volta da entrada na escola primária, quando já sabem contar e fazer contas básicas. Não existe um montante pré-definido, mas, por exemplo, em vez de dar apenas uma moeda por semana, divida o montante em moedas de menor valor e incentive a criança a dividir o dinheiro por vários mealheiros - gastar, poupar e ajudar", adianta o Doutor Finanças.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com