Banco de Inglaterra mantém política monetária
O Banco de Inglaterra manteve hoje as taxas de juro no Reino Unido em 0,1%, bem como o programa de compra de dívida pública e privada, em 745 mil milhões de libras (819,5 mil milhões de euros).
© Reuters
Economia Banco de Inglaterra
A entidade também informou que o abrandamento económico pode ser menos severo do que o estimado, mas também que a recuperação da pandemia da covid-19 pode demorar mais tempo.
O banco central estima que a economia britânica se contrairá 9,5% este ano, contra uma estimativa inicial de 14%, mas que o setor laboral precisará de mais tempo para recuperar.
De acordo com as estimativas do banco central britânico, a economia crescerá 9% em 2021 e 3,5% em 2022, em comparação com 15% e 3%, respetivamente, estimados em maio passado durante o confinamento.
Segundo a entidade, a taxa de desemprego pode atingir 7,5% no final do ano, embora espere uma recuperação gradual a partir do início de 2021.
A decisão sobre as taxas foi tomada no final de uma reunião do Comité de Política Monetária do banco emissor britânico, depois de a economia ter sido avaliada face à atual crise da covid-19.
Esta comissão votou unanimemente pela manutenção das taxas de juro.
No final de março, o banco tinha baixado o preço do dinheiro de 0,25% para 0,1% para apoiar a economia face ao impacto causado pela pandemia do novo coronavírus.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com