A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - aumentou para 264.665 milhões de euros até julho, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), esta terça-feira. Em junho, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 259,8 mil milhões de euros.
"Em julho de 2020, a dívida pública situou-se em 264,7 mil milhões de euros, aumentando 4,9 mil milhões de euros face ao mês anterior. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida no valor de 4,6 mil milhões de euros, destacando-se uma emissão sindicada de uma obrigação do Tesouro realizada pela República Portuguesa de quatro mil milhões de euros", refere o BdP, em comunicado.
Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,4 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 245,4 mil milhões de euros.
Com o valor atingido em julho, a dívida pública estabelece assim um novo recorde, depois de em maio ter subido para o valor mais alto desde 1995 ao cifrar-se nos 264,4 mil milhões.
Nesse mês, o aumento da dívida pública foi justificado pelo supervisor da banca com as necessidades de financiamento associadas à pandemia do novo coronavírus.