Novo Banco sobre auditoria: "Confirma forma transparente" de recuperação
O Novo Banco diz-se "totalmente empenhado em continuar o caminho traçado que permitirá cumprir na integra as indicações referidas no relatório de auditoria".
© Reuters
Economia Novo Banco
O Novo Banco já reagiu ao relatório entregue esta terça-feira pela Deloitte. Em comunicado, o banco sublinha que o documento "confirma a forma transparente e competitiva com que o Novo Banco tem vindo a recuperar o seu balanço".
Apontando que o relatório final, "transmite a clareza e colaboração em que decorreu o processo de análise", o Novo Banco denota também que, segundo a nota enviada pelo Ministério das Finanças, o relatório de auditoria "evidencia que as perdas incorridas pelo Novo Banco decorreram fundamentalmente de exposições a ativos que tiveram origem no período de atividade do Banco Espírito Santo e que foram transferidos para o Novo Banco no âmbito da resolução", assim como a existência de um conjunto de "insuficiências e deficiências graves de controlo interno no período de atividade até 2014 do Banco Espírito Santo".
Na mesma nota, a instituição bancária destaca ainda que a auditoria confirma "os progressos realizados pelo Novo Banco nas áreas de controlo interno". Nesse sentido, o banco garante estar "totalmente empenhado em continuar o caminho traçado que permitirá cumprir na integra as indicações referidas no relatório de auditoria".
Por fim, o Novo Banco denota que no relatório é evidenciada "a importância dos processos de alienação de ativos para a recuperação do balanço" do banco. "As melhorias operacionais alcançadas colocam o Novo Banco numa posição sólida que permite apoiar os seus clientes e a economia portuguesa neste momento crítico da nossa vida coletiva", é concluído.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com