Peru destina 20% do PIB para recuperação económica
A Ministra da Economia e Finanças do Peru disse ter destinado 67,1 mil milhões de soles (cerca de 18 mil milhões de euros), 20% do seu PIB, para um plano de recuperação económica para lidar com a pandemia.
© Getty Images
Economia Covid-19
"O plano inclui um conjunto de instrumentos de política económica, bem como medidas fiscais associadas à despesa pública adicional, que é de 4,6% do PIB, medidas fiscais que compreendem 2,3% do PIB, bem como medidas que proporcionam liquidez às famílias e empresas equivalente a 13%", disse María Antonieta Alva, na sexta-feira.
Apesar de a economia peruana ter sofrido uma queda de 30,2% no segundo trimestre do ano, uma das maiores quedas no Produto Interno Bruto desde que há registos históricos, a ministro estava confiante de que a recuperação se aceleraria em 2021.
Salientou que em junho e julho foram recuperados mais de dois milhões de empregos em Lima, impulsionados pela reabertura da economia e pelas medidas implementadas no plano económico contra a covid-19.
"Nesta base, é importante retomar a agenda da competitividade e do aumento da produtividade", observou Alva.
Também destacou a implementação do programa Arranca Peru, um investimento de quase 6,8 mil milhões de soles (cerca de 1,942 mil milhões de dólares), que, segundo a ministra, irá impulsionar a criação de um milhão de postos de trabalho a curto prazo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com