Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Pita Ameixa acusa Governo face à situação de imigrantes

O deputado socialista Luís Pita Ameixa considerou hoje "inadmissível" que o ministério da Agricultura "ignore" a "situação deplorável" em que se encontram determinados imigrantes que trabalham naquele setor no Baixo Alentejo.

Pita Ameixa acusa Governo face à situação de imigrantes
Notícias ao Minuto

20:12 - 12/01/14 por Lusa

Economia Baixo Alentejo

Em comunicado enviado à agência Lusa,o deputado reconhece o "acentuado progresso" que tem ocorrido na agricultura naquela região alentejana, mas critica "algumas situações" relacionadas com as condições de trabalho.

"Em algumas situações, contingentes de imigrantes que chegam ao Baixo Alentejo, para trabalhos sazonais na agricultura, não têm tido as condições de trabalho e de instalação condignas que são exigíveis numa sociedade civilizada e humanista", lê-se no documento.

Para o deputado "não basta" existirem inspeções e processos policiais, defendendo que Portugal "tem de ter uma estratégia de acolhimento pautada por padrões exigentes e humanistas".

Luís Pita Ameixa recorda que em maio de 2013 já tinha questionado o Governo sobre esta matéria, tendo voltado em novembro do mesmo ano a interrogar o ministério da Agricultura sobre a situação dos imigrantes.

De acordo com o deputado, o ministério liderado por Assunção Cristas deu agora como resposta que "a matéria em apreço não se encontra nas atribuições do Ministério da Agricultura e Mar".

Para o deputado, a "gravidade" desta suposta resposta traduz a "insensibilidade" da ministra da Agricultura para a condição dos imigrantes trabalhadores agrícolas e que se trata de uma demonstração de que o Governo "não se importa e não tem qualquer estratégia ou preparação" para lidar com este tipo de situações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório