Euronext confirma "negociações exclusivas" para comprar bolsa italiana
A informação foi adiantada pela empresa em comunicado enviado à CMVM.
© Reuters
Economia Euronext
A Euronext confirmou, esta sexta-feira, que está em "negociações exclusivas" para comprar a bolsa italiana, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A Euronext e a CDP Equity confirmam que entraram em negociações exclusivas com o grupo London Stock Exchange para comprar o grupo Borsa Italiana, em conjunto com o Intesa Sanpaolo", pode ler-se no comunicado.
"Não há certeza de que a operação será concluída. A combinação proposta entre a Borsa Italiana e a Euronext criaria uma operadora líder no mercado de capitais da Europa continental", acrescenta.
A Bolsa de Valores de Londres comprou a Bolsa de Valores de Milão em 2007 por cerca de 1.600 milhões de euros e acaba de colocá-la à venda para obter a aprovação das autoridades europeias na compra do fornecedor de dados Refinitiv, controlada em 55% pela Blackstone e 45% pela Thomson Reuters.
O Governo italiano considera a praça milanesa como "um ativo estratégico" que pode "contribuir para a recuperação económica do país".
O London Stock Exchange Group "recebeu e considerou uma série de ofertas" para a aquisição da Bolsa Italiana, refere a LSE em comunicado.
O operador suíço SIX Group e a alemã Deutsche Börse confirmaram que cada um deles apresentou uma proposta.
A LSE especificou que está apenas a explorar a possível venda da Bolsa de Valores de Milão, salientando que nenhuma decisão foi tomada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com