A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) anunciou, esta quinta-feira, o lançamento de um novo simulador para transferências de crédito à habitação. O objetivo é mostrar, em poucos minutos, se vale a pena mudar o empréstimo para outro banco.
"Depois de vários anos de spreads altos, que chegaram aos 6%, os bancos estão já a oferecer condições mais competitivas a quem contrata um crédito à habitação, pelo que pode valer a pena transferir o empréstimo atual para um banco diferente. Ainda assim, transferir um crédito dá trabalho e tem custos. Faça as contas para perceber quanto pode poupar, até ao final do empréstimo, com a mudança de banco", recomenda a associação.
Para ajudar os consumidores neste processo, a DECO lançou um novo simulador - que pode consultar aqui -, a partir do qual pode comparar as condições atuais do seu empréstimo com as melhores ofertas do mercado. Depois, ser-lhe-á indicado ainda quanto é que pode poupar até ao final do contrato.
"Basta inserir o valor da prestação atual, o capital em dívida e o prazo remanescente do contrato para que o simulador apure, entre todos os bancos, qual é a Escolha Acertada para si e quanto pode poupar se transferir o crédito à habitação", adianta a associação.