Os números da pandemia vão crescendo diariamente, tanto ao nível dos casos confirmados como de óbitos. O novo coronavírus vai-se espalhando pelo território nacional - e pelo mundo - chegando aos mais diversos lugares. Porém, ainda há 19 concelhos em Portugal 'livres' do novo coronavírus, segundo um estudo da Marktest.
"Os dados concelhios, que a Direção-Geral de Saúde (DGS) divulga uma vez por semana [à segunda-feira], mostram ainda que, dos 308 concelhos do país, apenas 19 não registaram ainda nenhum caso de Covid-19. Seis concelhos da Região Autónoma dos Açores, cinco do distrito de Portalegre, três do distrito de Beja, dois do distrito de Viseu e três de outros três distritos não têm casos confirmados da doença", refere a Marktest.
Alter do Chão, Alvito, Arronches, Barrancos, Borba, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Corvo, Fronteira, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Monforte, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Cruz das Flores, Vidigueira, Vila de Rei, Vila do Porto e Vila Franca do Campo são, então, os 19 concelhos sem nenhum infetado.
Os dados mais recentes da DGS, divulgados na terça-feira, revelam que Portugal registou mais 14 mortos (um aumento de 0,69%) e 427 novos casos (valor mais baixo desde dia 28 de setembro - uma variação de 0,53%) da Covid-19.
Concelhos que ainda não reportaram casos confirmados da Covid-19© Marktest
Os dados mais recentes revelam ainda que o concelho de Lisboa é o que tem um maior número de casos confirmados (6.965), seguido de Sintra (5.804), Loures (3.357), Amadora (3.149) e Vila Nova de Gaia (2.421).
"Tendo em conta o número total de residentes em cada concelho, a maior proporção dos casos confirmados observa-se no concelho de Vimioso, onde estes representam 2% da sua população. A este, seguem-se os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Amadora, Sernancelhe, Loures e Mora, todos com mais de 1,5% de casos entre os seus residentes. Os casos de Vimioso, Reguengos, Sernancelhe e Mora estarão relacionados com surtos locais, nomeadamente em lares de idosos", revela a Marktest.
[Nota metodológica: A informação apresentada refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais. Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho. Dados por concelho de ocorrência, apresentados por ordem alfabética. Quando os casos confirmados são inferiores a 3, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados]