A Associação Portuguesa de Bancos (APB) reiterou, na quarta-feira, os cuidados a ter no relacionamento entre os bancos e os clientes, pedindo o uso de "boas práticas" devido ao agravamento da situação epidemiológica no país.
"Face ao atual agravamento do contexto epidemiológico no nosso país, e estando as instituições de crédito extraordinariamente empenhadas em contribuir para minimizar os potenciais efeitos de contágio associados à Covid-19, o setor bancário vem reforçar a necessidade de adoção, por parte dos clientes, de boas práticas no relacionamento com o seu banco e na utilização dos serviços bancários", refere a APB, em comunicado.
As recomendações para os clientes apelam ao uso de canais digitais e telefone, privilegiar os pagamentos com cartão - preferencialmente sem contacto ('contactless'), ou agendamentos prévios de atendimento caso se justifique a presença física.
Já os bancos devem ter adotar o princípio do número de trabalhadores ser igual ao de clientes, uso de sinalética vísivel, cumprimento das regras de higiene, bem como, entre os trabalhadores, estimular o desfasamento de horários, equipas 'em espelho' ou ainda a promoção do uso da aplicação "Stayaway Covid".