BCE mantém taxas de juro e reforça bazuca com 500 mil milhões

Decisão de política monetária foi divulgada esta quinta-feira.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
10/12/2020 12:44 ‧ 10/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

BCE

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro, esta quinta-feira, mas reforçou em 500 mil milhões de euros o programa de compra de ativos de emergência (PEPP) para um total de 1.850 mil milhões, de acordo com a decisão de política monetária divulgada há momentos.

"O Conselho do BCE decidiu aumentar o envelope do PEPP em 500 mil milhões de euros, para um total de 1.850 mil milhões euros. Também estendeu o horizonte de compras líquidas no âmbito do PEPP pelo menos até o final de março de 2022", refere o BCE, em comunicado

Os mercados já antecipavam que o BCE reforçasse a resposta à crise gerada pela pandemia, que aumentasse e prolongasse as compras de dívida da zona euro devido à fragilidade económica provocada pelos novos surtos de Covid-19.

Na sua última reunião de política monetária, recorde-se, o BCE decidiu deixar inalterado o PEPP, que lançou para limitar o impacto da crise causada pela pandemia, com um volume total de 1,35 biliões de euros, depois de ter alargado em junho a sua dotação e de o ter prolongado pelo menos até ao final de junho de 2021.

No final de novembro, o BCE disse considerar necessário aumentar os estímulos, mas antecipou que o aumento de compras de dívida tenha um impacto menor nas taxas de juro e na economia real.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, avisou no mês passado que a recuperação económica da pandemia poderá ser "turbulenta" e dependente do ritmo de distribuição de uma vacina.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas