Numa semana particularmente dominada pelo tema do plano de reestruturação da TAP, também se destacou o desbloqueio da bazuca da União Europeia. Isto, a par da vacinação a arrancar em janeiro, leva o primeiro-ministro, António Costa, a acreditar que "existe mesmo luz ao fundo do túnel".
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- Duas bazucas com novidades: A do BCE foi reforçada com 500 mil milhões e a da UE foi desbloqueada
O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro, na quinta-feira, mas reforçou em 500 mil milhões de euros o programa de compra de ativos de emergência (PEPP) para um total de 1.850 mil milhões.
No mesmo dia, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia fecharam, em Bruxelas, um acordo em torno do quadro orçamental até 2027 e do Fundo de Recuperação, anunciou o presidente do Conselho Europeu.
- Governo já deu 22 mil milhões de euros em apoios. Há um (novo) pacote de apoios
A resposta acumulada desde 4 de março, até ao momento, já levou o Governo a atribuir mais de 22 mil milhões de euros em apoios, dos quais 2.790 milhões de euros foram a fundo perdido, segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Foi ainda lançado um novo pacote de apoios para as empresas - pode consultar as várias medidas aqui.
- Marcelo é o Presidente da República a anunciar mais tarde a recandidatura, a 48 dias das eleições
Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente da República eleito em democracia a anunciar mais tarde a sua recandidatura ao cargo, a 48 dias das eleições e 92 dias antes do fim do mandato. Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado que se iria recandidatar a um segundo mandato, são nove os pré-candidatos às eleições marcadas para 24 de janeiro. Já há calendário para os debates televisivos, pode consultar aqui.
- FC Porto já encaixou 63 milhões nesta edição da Champions
Concluída a fase de grupos, os dragões atingiram a marca dos 63 milhões de euros arrecadados esta temporada na prova europeia. O FC Porto fechou com chave de ouro a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, alcançando na derradeira jornada novo triunfo, desta feita em solo helénico, diante do Olympiacos.
- Plano da TAP prevê apoio de 970 milhões, 2.000 despedimentos e cortes salariais
O Governo entregou à Comissão Europeia uma proposta do plano de reestruturação da TAP que prevê um apoio de 970 milhões e que irá "garantir a viabilidade e sustentabilidade da companhia no médio prazo". O ministro das Infraestruturas confirmou que a frota será reduzida para 88 aviões, bem como cortes salariais até 25% e despedimentos de 2.000 trabalhadores, revelando ainda uma perda de receitas de 6,7 mil milhões até 2025.