5G: Processo de migração da TDT termina na sexta-feira

O processo de migração da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, termina na sexta-feira, anunciou hoje o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos.

Notícia

© iStock

Lusa
15/12/2020 11:27 ‧ 15/12/2020 por Lusa

Economia

Anacom

João Cadete de Matos falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito de uma audição sobre o regulamento do leilão do 5G, a requerimento do CDS-PP.

"Na próxima sexta-feira completa-se a migração" da TDT, "libertando assim a faixa dos 700 megahertz que é uma das faixas que será disponibilizada" para quinta geração móvel, disse o presidente da Anacom.

"É um processo que termina na Madeira", acrescentou.

João Cadete de Matos adiantou que durante o processo de migração da TDT, a Anacom recebeu "mais de 105 mil chamadas de apoio" e teve cerca de cinco mil pessoas que pediram apoio para fazer as suas sintonias.

"O processo do leilão está a decorrer de acordo com o calendário", tendo sido verificadas as qualificações dos candidatos, disse, entrando agora "na fase seguinte das licitações".

As licitações têm duas fases: uma para novos entrantes e outra principal.

"Contamos que durante o mês de janeiro, dependendo do número de rondas, ter o leilão concluído", acrescentou, salientando que o durante o primeiro trimestre serão atribuídas as licenças.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas