PSI20 segue em alta com Galp e Jerónimo Martins a puxarem por ganhos
A bolsa de Lisboa seguia hoje em alta, mantendo a tendência da abertura, com as ações da Galp e da Jerónimo Martins a puxarem pelos ganhos.
© iStock
Economia PSI20
Na quarta-feira, das 17 cotadas que integram o principal índice de referência, o PSI20, oito subiram, sete desceram e a Corticeira Amorim e a NOS ficaram inalteradas em, respetivamente, 10,70 euros e 2,99 euros.
Hoje pelas 09:00, o PSI20 seguia em alta de 0,61% para 4.825,53 euros, com 10 ações em alta, quatro em baixa e três inalteradas.
A Galp e a EDP Renováveis eram as ações que mais subiam, com ganhos de 1,25% e 1,11% para 8,92 euros e 20 euros.
A Jerónimo Martins, por sua vez, seguia em alta de 0,92% para 14,28 euros e o BCP avançava 0,72% para 0,13 euros.
A EDP seguia em alta de 0,10% para 4,85 euros, depois de, na quarta-feira após o fecho do mercado, ter anunciado a conclusão da aquisição da espanhola Viesgo, empresa avaliada em 2,7 mil milhões de euros.
Do lado das perdas, a Pharol e os CTT eram os títulos que mais perdiam, recuando 1,29% e 0,79% para 0,14 euros e 2,50 euros, respetivamente.
As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, animadas com os avanços nas negociações do 'Brexit' para alcançar acordo comercial entre as duas partes, depois da concretização da saída britânica do bloco.
Em relação à pandemia, os investidores esperam que na próxima semana seja confirmada a 'luz verde' à vacina da Pfizer e que a vacinação comece antes do final do ano, apesar do avanço da pandemia e das duras restrições em algumas partes da Europa antes do Natal como é o caso de Londres, que se juntou assim à Alemanha e Itália.
Nos Estados Unidos, os mercados estão muitos esperançados em que os líderes do Congresso se aproximem cada vez mais para aprovar um novo pacote de estímulos para travar a pandemia da covid-19.
Hoje serão conhecidas as previsões económicas da Reserva Federal de Filadélfia e os pedidos semanais de subsídio de desemprego.
Da zona euro serão publicadas as taxas de inflação finais de novembro e no Reino Unido começa a reunião do Banco de Inglaterra sobre política monetária.
A nível cambial, o euro abriu hoje em forte alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,2237 dólares, um novo máximo desde maio de 2018, contra 1,2169% na quarta-feira.
O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu também com tendência negativa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 51,73 dólares, um máximo desde 9 de março, contra 51,08 dólares na quarta-feira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com