A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considera que a aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) é um "momento decisivo" e adianta que o executivo comunitário deverá validar a decisão da EMA ainda hoje.
Ursula von der Leyen espera que o parecer da Comissão Europeia sobre a validação da EMA seja conhecido "até esta noite", escreveu a responsável numa publicação na rede social Twitter. "Agora, vamos agir rápido", adiantou.
A EMA deu 'luz verde' esta segunda-feira à vacina desenvolvida pelos laboratórios BioNTech e Pfizer contra a Covid-19, sustentando que a mesma cumpre os requisitos.
Segundo o parecer desta entidade, a vacina "apresenta mais benefícios do que riscos" no que concerne à segurança contra a doença. No entanto, a mesma só poderá ser aplicada a pessoas com mais de 16 anos.
It’s a decisive moment in our efforts to deliver safe & effective vaccines to Europeans!The @EMA_News just issued a positive scientific opinion on the #BioNTech / @pfizer vaccine.Now we will act fast. I expect a @EU_Commission decision by this evening.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 21, 2020
Numa conferência de imprensa a partir de Amesterdão, Emer Cooke apontou que a decisão "é válida para os 27 Estados-membros, ao mesmo tempo", e comentou que a mesma constitui "um passo significativo em frente na luta contra esta pandemia".
Em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 vai arrancar com um lote "simbólico" de 9.750 vacinas a partir de dia 27 de dezembro, disse o primeiro ministro em conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros na semana passada.