Fraude nos fundos europeus? Elisa Ferreira fala em tolerância zero
"Daqui para a frente, porque há mais dinheiro há mais responsabilidade, o objetivo é fraude zero. O escrutínio vai aumentar", garante a comissária da Coesão e Reformas.
© Getty Images
Economia fundos
A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, considera que a tolerância da Comissão Europeia para fraudes será "zero" e garante que como há mais dinheiro e responsabilidade o escrutínio vai aumentar. Ainda assim, recorda que os casos de fraude são muito baixos.
"Há uma nota que eu gostaria de deixar: fala-se de fraude nos fundos estruturais, mas em relação ao passado é muito inferior a 1% dos casos. Há processos seriíssimos e para a Comissão a tolerância é zero. Daqui para a frente, porque há mais dinheiro há mais responsabilidade, o objetivo é fraude zero. O escrutínio vai aumentar", disse a comissária da Coesão e Reformas, em entrevista ao Diário de Notícias.
Elisa Ferreira mostra-se confiante relativamente aos efeitos da bazuca europeia, mas adianta que já apoios em curso.
"Perguntam-me muitas vezes se estamos à espera da bazuca. Nós não estamos à espera da bazuca. Já há aí algumas bazuquinhas. Já estão a funcionar e as pessoas não se apercebem. A primeira coisa que foi feita, já na pandemia, em abril, é que cada país estava a acabar um desses períodos de sete anos de fundos estruturais e 2020 era o último ano, mas que são pagos até 2023", disse a comissária europeia.
Questionada sobre se concorda com o apoio à TAP, Elisa Ferreira diz que os "Estados têm o direito de tomar as decisões que acharem mais adequadas num quadro de concorrência".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com