Apoios do Estado e outras 4 coisas que deve saber para começar o dia
Tome nota dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta segunda-feira, dia 18 de janeiro.
© Shutterstock
Economia Agenda
- Arrancam os apoios do Estado no âmbito do novo confinamento
Começam hoje a ser disponibilizados os apoios do Governo que foram anunciados na semana passada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. A Segurança Social esclareceu, no domingo, que as empresas que pediram para aceder ao apoio à retoma em janeiro e que pretendam agora mudar para o lay-off simplificado têm de apresentar uma desistência relativa ao primeiro.
- Conselho de Ministros extraordinário reavalia medidas contra pandemia
O Governo vai reunir-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para aprovar medidas adicionais de combate à covid-19, face ao agravamento dos efeitos da pandemia em Portugal.
- Banco de Fomento abre esta segunda-feira 2 linhas de crédito de 1.100 milhões
O Banco Português de Fomento abre na segunda-feira as candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia de 1.100 milhões de euros para apoiar a indústria, turismo e eventos, setores afetados pela crise pandémica.
- Supermercados não podem vender livros, roupa nem objetos de decoração a partir de hoje
Os supermercados e hipermercados ficam impedidos a partir de hoje de vender artigos não alimentares, como roupa, livros e objetos de decoração. O despacho que proíbe supermercados e hipermercados de venderem produtos como livros ou roupa durante o confinamento não prevê qualquer contraordenação em caso de incumprimento, mas vai haver "vigilância atenta" da ASAE.
- CIP 'mede o pulso' às empresas
Ainda hoje, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresenta os resultados do inquérito sobre expectativas das empresas, numa altura em que muitas são novamente obrigadas a fechar portas, no âmbito do novo período de confinamento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com