Presidenciais: Carris com oferta normal no domingo de eleições

A Carris vai ter no domingo uma oferta normal "sem qualquer redução ou supressão" devido às eleições presidenciais, anunciou hoje a empresa de transportes públicos de Lisboa.

Notícia

© Reuters

Lusa
20/01/2021 16:13 ‧ 20/01/2021 por Lusa

Economia

presidenciais 2021

Numa nota enviada à Lusa, a Carris refere que a oferta será normal, conforme os horários de domingo, que não sofrem alteração de inverno ou verão, "para poder salvaguardar a necessária mobilidade dos eleitores nas deslocações às assembleias de voto".

Durante os dias de semana, a oferta da empresa também se mantém igual, no âmbito do novo confinamento a que o país está sujeito, devido à pandemia de covid-19.

Na semana passada, após ser questionada pela Lusa, a Carris disse que o seu serviço teria um corte de 14% face ao atual, passando a funcionar em horário de verão durante os dias de semana.

No entanto, numa nota divulgada na passada sexta-feira, a empresa recuou no corte de 14% e justificou a manutenção da oferta entre segunda e sexta-feira com a "monitorização diária" que efetua, o que permite "manter o serviço ajustado às necessidades do quadro excecional que vivemos".

Aos fins de semana e feriados, tal como anunciado, será suspenso o serviço dos ascensores (da Bica, Glória e Lavra), do elevador de Santa Justa, o elétrico 24E, bem como as carreiras 716, 720, 732 e 797.

São ainda suspensas as carreiras de bairro com exceção da 40B.

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, tem como grande exceção ao primeiro confinamento o facto de as escolas permanecerem abertas em todos os graus de ensino.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Portugal registou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: Carris mantém oferta durante os dias de semana

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas