"A sua pensão fez história". A mensagem da ministra a alguns pensionistas
Ana Mendes Godinho enviou uma mensagem a todos os beneficiários que viram a sua pensão de velhice ser deferida automaticamente, no dia em que arrancou o projeto Pensão na Hora.
© Global Imagens
Economia Pensionistas
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, assinalou a entrada em vigor do projeto 'Pensão na Hora' com o envio de um email aos beneficiários que viram o deferimento automático das suas pensões.
"A sua pensão fez história e esta transformação começou por si. Muitos parabéns", disse a ministra do Trabalho, no email que foi revelado pela tutela.
A medida 'Pensão na Hora' entrou em vigor na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, anunciou o Ministério de Ana Mendes Godinho.
Significa isto que a partir dessa data que o cálculo da pensão de velhice passa a ser apresentado imediatamente antes de se iniciar o pedido através da Segurança Social Direta.
Ficam "visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a atribuir", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"A partir de hoje, as pensões requeridas através da Segurança Social Direta serão deferidas num prazo máximo de 24 horas para os contribuintes que cumpram os requisitos de acesso à pensão provisória", acrescentou ainda Ana Mendes Godinho no email que enviou aos beneficiários.
A Ministra Ana Mendes Godinho enviou uma mensagem de e-mail a todos os beneficiários que hoje viram a sua pensão de velhice ser deferida automaticamente, no dia em que arrancou o projeto Pensão na Hora.
— Trabalho PT (@trabalho_pt) February 26, 2021
É um dia histórico.#MTSSS #EstamosOn pic.twitter.com/3Fay37cY8Y
Segundo a tutela, "com este novo serviço digital e o processo de deferimento automático de pensões de velhice será possível reduzir o número de pensões alvo de análise manual por parte da Segurança Social, o que vai tornar mais célere todo o processo".
Leia Também: Termina hoje a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com