Esta semana ficou marcada pela apresentação, por parte do Governo, do plano de desconfinamento, numa altura em que o número de novos casos da Covid-19 continua a aliviar e já não há concelhos em risco extremo da pandemia.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- Do lay-off aos impostos, (novos) apoios ascendem a "sete mil milhões"
As novas medidas de apoio à economia, aprovadas pelo Governo, estão avaliadas em mais de 7.000 milhões de euros, dos quais 1.160 milhões de euros a fundo perdido, anunciou o ministro da Economia e da Transição Digital.
- Parlamento dá 'luz verde' ao 13.º Estado de Emergência
Sem surpresas, e tal como sucedeu nas últimas quatro votações, PS, PSD, CDS e PAN votaram favoravelmente o projeto de decreto presidencial para a renovação, por mais 15 dias, do Estado de Emergência. Com isto, abriu-se a porta ao plano de desconfinamento, aprovado pelo Governo, cujas medidas pode consultar aqui.
- Aprovada "primeira vacina que pode ser utilizada como dose única" na UE (mas só para maiores de 18 anos)
O diretor executivo da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke destacou que a vacina da Janssen, aprovada na quinta-feira, "é a primeira vacina que pode ser utilizada como dose única". Segundo a EMA, os resultados de um ensaio clínico envolvendo pessoas nos Estados Unidos, África do Sul e países da América Latina descobriram que a vacina Janssen covid-19 foi eficaz na prevenção da doença em pessoas a partir dos 18 anos de idade.
- FC Porto elimina Juventus em 120 minutos emotivos (e segue para os quartos de final)
O FC Porto viveu uma noite emotiva na passada terça-feira em Turim. Os dragões até perderam na visita à Juventus (2-3), após 120 minutos de jogo, mas apuraram-se para os quartos de final da Liga dos Campeões por conta da vitória na partida no Dragão (2-1). Cristiano Ronaldo e companhia ficaram pelo caminho e Portugal continuará a ter um clube português na maior prova de clubes da UEFA.
- De março a maio. As quatro datas chave do plano de desconfinamento
O primeiro-ministro apresentou, na quinta-feira, tal como prometeu, o plano de desconfinamento para os próximos meses. Creches e pré-escolar são os primeiros a reabrir, bem como os cabeleireiros e a venda ao postigo do comércio. Centros comerciais, cinemas e ginásios ficam para o fim de abril. Pode consultar as datas (e horários) aqui.