Depósitos em máximos de sempre. Eram 163,8 mil milhões em fevereiro
Os depósitos de particulares nos bancos residentes atingiram o valor mais elevado de sempre no final de fevereiro, segundo dados do Banco de Portugal.
© shutterstock
Economia Depósitos
Com o país em confinamento, os depósitos continuam a 'engordar'. No final de fevereiro, os depósitos dos particulares estabeleceram um novo máximo ao subirem para 163,8 mil milhões de euros, acima dos 162,8 mil milhões em janeiro, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"Os depósitos de particulares nos bancos residentes atingiram o valor mais elevado de sempre, totalizando 163,8 mil milhões de euros no final de fevereiro", sublinha o supervisor da banca, em comunicado.
Relativamente aos empréstimos, em fevereiro os valores concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual (tva) de 11,2%, mais 1,3 pontos percentuais (pp) do que no mês anterior.
"Destacou-se a subida dos empréstimos às médias e às pequenas empresas, cujas tva aumentaram 1,5 pp e 1,4 pp, para 7,2% e 15,0%, respetivamente", salienta o supervisor da banca.
A tva dos empréstimos a particulares para habitação foi de 2,7%, o que reflete um aumento de 0,2 pp face a janeiro. Nos empréstimos para consumo, a tva desceu 1,2 pp relativamente ao mês anterior para - 1,7%.
Leia Também: Empréstimos à habitação sob moratória privada de 3,7 mil milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com