O Governo anunciou, esta sexta-feira, o prolongamento da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência em Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS) até ao final do ano, tal como a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, tinha já indicado.
"Através desta medida, foi já aprovada, até ao início de março, a colocação de 17.500 pessoas em 1.855 entidades, na sua esmagadora maioria (63%) em projetos que se enquadram no apoio a idosos", refere a tutela, em comunicado enviado às redações.
A medida foi criada em abril de 2020, no âmbito da pandemia, e permite a instituições como lares de idosos a integração de pessoas para desenvolvimento de trabalho socialmente útil.
Até ao momento, foram pagos 23 milhões de euros ao abrigo da MAREESS, de acordo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
"Com a prorrogação desta medida até 31 de dezembro, prevista na Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2021, continuará a ser atribuída uma bolsa mensal de 438,81 euros para desempregados que recebem prestações de desemprego, ou de 658,22 euros para os restantes, existindo uma majoração de 30% para profissionais mais qualificados", adianta a mesma nota.
As entidades que contratem sem termo os participantes colocados ao abrigo desta medida têm direito a um prémio-emprego. O apoio a conceder equivale a duas retribuições-base, até ao limite de 2.194 euros.
Leia Também: Obrigações fiscais e contributivas com alterações já amanhã. O que muda?