Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em março, mês em que se iniciou o plano de desconfinamento traçado pelo Governo, de acordo com os dados divulgados pelo INE, esta terça-feira.
"Em março, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente, após ter diminuído no mês anterior, situando-se no nível mais elevado desde abril de 2020. O indicador de clima económico aumentou em março, contrariando a redução observada no mês anterior", pode ler-se no relatório do INE.
O INE sublinha que "esta evolução ocorreu num contexto de abrandamento dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia Covid-19".
"Em março, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, enquanto o indicador da Construção e Obras Públicas estabilizou", acrescenta a agência de estatísticas.
Relativamente à confiança dos consumidores, a evolução "resultou do contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, bem como das expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar e das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar".
O plano de desconfinamento apresentado pelo Executivo, recorde-se, divide-se em quatro fases: 15 de março, 5 de abril, 19 de abril, e 3 de maio. Nestas datas, e a "conta-gotas", vão reabrindo vários setores, incluindo escolas.
[Notícia atualizada às 09h53]
Leia Também: Polícia lança operações para deter militares envolvidos no golpe de 2016