A Well's anunciou esta quarta-feira que vai vender, a partir de amanhã, dia 1 de abril, testes rápidos de antigénio da marca Roche Diagnósticos. Os autotestes vão estar disponíveis nas lojas da Well's de Norte a Sul do país e cada um custará 6,99 euros.
"A parceria estabelecida com a companhia de diagnósticos do grupo Roche, um dos mais reconhecidos grupos farmacêuticos do mundo, foi determinante para permitir à Well's disponibilizar os primeiros autotestes de diagnóstico Covid-19 a todos os portugueses", refere João Cília, diretor-geral da Well's, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os testes em questão permitem uma resposta rápida, de entre 15 e 30 minutos, e são "essenciais para um rastreio massivo e repetido da população nacional", considera a rede de parafarmácias.
"O teste utiliza amostras da zona nasal interna, em vez da nasofaringe, o que torna este procedimento mais simples e menos invasivo, mas para uma maior eficácia dos resultados é importante seguir rigorosamente todas as instruções de utilização", segundo o mesmo comunicado.
O Infarmed aprovou, por enquanto, apenas um autoteste à Covid-19, conforme confirmou, na terça-feira, a autoridade de saúde à RTP. Outros autotestes estão ainda a ser analisados pelo Infarmed, sendo necessário que estes correspondam a uma série de critérios.
A Well's lembra que os indivíduos sintomáticos ou que tiveram contacto com casos confirmados devem contactar o SNS24 (808 24 24 24), independentemente do resultado do teste.
Além disso, os indivíduos com resultado positivo ou inconclusivo devem também contactar o SNS24. "Em caso de resultado negativo, devem manter todas as medidas de proteção, como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social", acrescenta.
Cinco passos para a realização do teste rápido, segundo a Well's© Well's
Leia Também: Autotestes estão quase nas farmácias. Custarão 10 euros (e não pagam IVA)