"Pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que tínhamos"
Na opinião de Costa e Silva, a pandemia veio colocar questões ao nível da gestão dos riscos e admite que aí há uma falha.
© Global Imagens
Economia Costa e Silva
O coordenador do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português considera que a pandemia veio alterar muitos paradigmas que existiam e destaca que há uma falha na gestão dos riscos em Portugal e a nível mundial.
"Quando preparei a visão estratégica já tínhamos os sintomas da pandemia, a pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que nos tínhamos. Desde logo os próprios desafios da saúde", disse Costa e Silva, em entrevista à RTP.
Na opinião de Costa e Silva, a pandemia veio colocar questões ao nível da gestão dos riscos e admite que aí há uma falha.
A pandemia "mudou também a natureza do trabalho, mas sobretudo interrogou-nos sobre a maneira como estamos a gerir os riscos e eu acho que temos de extrair ilações muito profundas desta crise, porque nós não estamos a conseguir gerir os riscos. Não é só um problema de Portugal, é da Europa e do mundo", disse o gestor português.
Além disso, considera que a pandemia também "questionou muito a questão da segurança (...) acelerou muito a conetividade digital e a transformação tecnológica, que são essenciais para o futuro e para um país como o nosso".
O Governo português já entregou o PRR à Comissão Europeia, através da plataforma informática oficial, tornando-se no primeiro Estado-membro da União Europeia a entregar a versão final, de acordo com o executivo.
Em comunicado, o gabinete do ministro do Planeamento precisa que a versão final foi submetida na plataforma às 06:51.
O 'draft' do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19 tinha sido entregue em Bruxelas a 15 de outubro.
Após o período de interação entre o Governo e a Comissão Europeia, a nova versão do PRR foi submetida a consulta pública.
Leia Também: AO MINUTO: Começa vacinação entre 16 e 79 anos. PRR já nas 'mãos' da CE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com