Poupar para a reforma: Quatro princípios que devem ser seguidos
Poupar para a reforma deve ser encarado como um objetivo ao longo da vida ativa, devendo iniciar-se logo que se entra no mercado de trabalho.
© shutterstock
Economia reforma
Planear a reforma é algo que deve ser feito desde cedo, até porque o cálculo das pensões de reforma depende, atualmente, do número total de anos de trabalho, o que significa que o valor da primeira pensão será, provavelmente, mais baixo do que o do último ordenado.
"Para se manter o mesmo nível de vida poderá ser necessário recorrer à poupança que se acumulou ao longo da vida ativa para complementar a pensão de reforma", revela o portal Todos Contam.
Poupar para a reforma deve ser encarado como um objetivo ao longo da vida ativa, devendo iniciar-se logo que se entra no mercado de trabalho.
Segundo o mesmo portal, há um conjunto de princípios que devem ser seguidos quando se decide poupar para a reforma. São os seguintes:
- Quanto mais cedo se começar a poupar, melhor, mesmo que o montante seja pequeno;
- O esforço de poupança deve ser regular. Não importa se a regularidade é mensal, trimestral ou anual, o relevante é que haja sempre uma parcela do rendimento destinada à poupança para a reforma;
- As aplicações escolhidas devem ter em conta a idade;
- Não se deve tocar na poupança acumulada para a reforma. Em períodos de maiores dificuldades pode existir a tentação de recorrer a esses montantes, mas tal deve ser evitado.
Leia Também: Apple revela benefícios de não incluir carregador no iPhone 12
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com