O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a pedir a empresas que devolvam o dinheiro do incentivo à normalização do ano passado, de acordo com o Jornal de Negócios. Isto acontece numa altura em que está quase a abrir um novo período de candidaturas a novos apoios.
Segundo o mesmo jornal, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, diz que em alguns casos isto acontece porque as empresas não formalizaram a desistência deste apoio, mas também há casos sem justificação.
Isto acontece em vésperas de começarem as candidaturas ao novo incentivo à normalização da atividade empresarial e ao apoio simplificado para microempresas.
De acordo com a informação divulgada no site do IEFP, "as candidaturas às duas novas medidas de apoio ao emprego abrem dia 19 de maio, a partir das 09h00".
A portaria que regulamenta os dois apoios que estavam previstos desde março, no âmbito da evolução da pandemia de Covid-19, foi publicada na sexta-feira e entrou em vigor no sábado.
O novo incentivo à normalização da atividade empresarial dirige-se às empresas que tenham recorrido ao lay-off simplificado ou ao apoio à retoma progressiva no primeiro trimestre do ano, quando ocorreu o novo confinamento. Pode consultar mais informações sobre este apoio aqui.
Leia Também: Função Pública tem quinta-feira 1.º dia nacional de luta