Da anulação do apoio à TAP ao turismo: Os 5 números relevantes da semana
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
© Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images
Economia História da semana
Esta semana ficou marcada pelas audições de várias entidades ligadas à banca no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco e também pela anulação do apoio à TAP por parte do Tribunal de Justiça da União Europeia. A semana terminou com a realização do Eurogrupo em Lisboa, com os membros prudentes e otimistas quanto às perspetivas económicas.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
- Tribunal da UE anula ajuda estatal de 1,2 mil milhões à TAP
O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) anulou a decisão da Comissão Europeia que aprova a ajuda estatal de 1.200 milhões de euros à companhia aérea TAP, por a considerar "insuficientemente fundamentada", não obrigando ainda à devolução.
- Se o Novo Banco receber 430 milhões do FdR, pode pedir injeção de 100 milhões
O presidente do Conselho de Administração do Novo Banco, António Ramalho, disse na quarta-feira, no Parlamento, que o Novo Banco poderá pedir uma injeção superior a 100 milhões de euros se o Fundo de Resolução (FdR) passar um cheque de 430 milhões este ano, face às contas de 2020.
- Leão diz que crescimento do PIB pode chegar aos 5% este ano
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, admitiu à Lusa que o Produto Interno Bruto (PIB) português poderá crescer até 1 ponto percentual acima dos 4% esperados, devido a uma mudança "muito rápida" das condições económicas.
- Desemprego registado abranda. Havia 423.888 inscritos até abril
No final de abril estavam registados nos centros de emprego 423.888 indivíduos desempregados, de acordo com dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), divulgados na quinta-feira.
- Governo anuncia plano de 6.112 milhões para atingir 27.000 milhões de receitas turísticas em 2027
O Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, apresentado pelo ministro da Economia, prevê um investimento de 6.112 milhões de euros no setor turístico português para ultrapassar a meta de 27.000 milhões de euros de receitas turísticas em 2027.
Leia Também: AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Ouro para a Medicina Intensiva
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com