Portugal recebe mais 2.410 milhões ao abrigo do instrumento SURE

O anúncio foi feito hoje pela Comissão Europeia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
25/05/2021 12:29 ‧ 25/05/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

SURE

A Comissão Europeia disponibilizou, esta terça-feira, 14.137 milhões de euros a 12 Estados-Membros da UE no âmbito da sétima parcela do apoio financeiro ao abrigo do instrumento SURE, entre os quais 2.410 milhões para Portugal. 

Estes montantes são "correspondentes à segunda tranche de pagamento no âmbito do SURE, o instrumento criado pela Comissão Europeia de solidariedade de apoio ao emprego durante a pandemia", revela a Comissão, em comunicado. 

Em dezembro de 2020, recorde-se, Portugal recebeu um primeiro pagamento de 3.000 milhões de euros, de um apoio que deverá ascender a um total de 5.900 milhões de euros.

"Estes empréstimos irão ajudar os Estados-Membros a fazer face ao aumento súbito das suas despesas públicas destinadas a preservar o emprego na sequência da pandemia de coronavírus", revela a Comissão Europeia. 

Em 15 de outubro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Portugal iria receber "em breve" 5,9 mil milhões de euros ao abrigo daquele programa europeu.

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou formalmente um regime temporário de apoios ao emprego, visando atenuar riscos de desemprego devido à pandemia, num total de 100 mil milhões de euros em empréstimos com condições favoráveis.

"Com este desembolso a título do SURE, a UE já disponibilizou quase 90 mil milhões de euros em empréstimos recíprocos ('back-to-back'). Todos os Estados-membros da UE que pretendiam beneficiar do regime receberam uma parte ou a totalidade do montante solicitado", acrescenta a Comissão Europeia. 

[Notícia atualizada às 12h54]

Leia Também: Líderes condenam "atividades provocadoras" da Rússia e pedem relatório

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas