Todos os sábados e até 9 de outubro, o comboio partirá da Estação de Aveiro às 13h40, com destino a Macinhata do Vouga, efetuando uma paragem em Águeda, para entrada de passageiros.
A composição vai permanecer cerca de hora e meia em Macinhata do Vouga, para um programa que inclui uma visita ao Museu Ferroviário, animação de um grupo de danças e cantares tradicionais e uma exposição de produtos típicos da região.
No regresso, a partida do comboio é feita pelas 16h25, com paragem em Águeda, durante cerca de 27 minutos, num programa que inclui uma visita guiada ao centro histórico da cidade e à zona ribeirinha.
Em maio, a CP realizou quatro viagens especiais na Linha do Vouga com o comboio histórico, mas com uma locomotiva a vapor, que no verão é substituída pela locomotiva a Diesel para evitar o risco de propagação de fogos florestais.
Nos dias 8 e 9 de maio, a uma antiga locomotiva a vapor, construída pela casa alemã Henschel & Sohn, foram atreladas carruagens "Napolitanas" fabricadas em Nápoles, na década de 30 do século passado, recentemente recuperadas.
Mais tarde, a 15 e 16 de maio, a mesma locomotiva recebeu uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e mais três carruagens históricas de madeira, construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto.
Devido à pandemia de Covid-19, o Comboio Histórico do Vouga não circulou em 2020.
Em 2019, em 15 circulações, teve uma ocupação de 76%, segundo dados avançados pela CP.
Leia Também: Vem aí uma nova grave da CP. Perturbações podem sentir-se já amanhã