Esta semana ficou marcada pelo arranque do programa IVAucher e pela apresentação dos próximos passos do plano de desconfinamento - cuja próxima fase arranca a 14 de junho. Ao mesmo tempo, o Reino Unido anunciou a retirada de Portugal da 'lista verde', o que não é uma boa notícia para o turismo português.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
- IVAucher pode devolver mais aos consumidores do que 200 milhões previstos
O ministro das Finanças, João Leão, abriu a porta, na segunda-feira, a que a dotação do programa IVAucher, que arranca no dia 1 de junho, seja reforçada. Além disso, a expectativa do Governo é que haja uma "forte adesão" à iniciativa que pretende apoiar a retoma dos setores mais afetados pela pandemia - restauração, alojamento e cultura.
- Bruxelas recomenda que regras orçamentais continuem suspensas em 2022
A Comissão Europeia adotou, na quarta-feira, uma recomendação formal no sentido de as regras de disciplina orçamental continuarem temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face à crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19.
- Dívida pública reduziu-se para 272,7 mil milhões em abril
A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - desceu para 272,7 mil milhões de euros até abril, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em março, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 254.776 milhões.
- Covid-19. Portugal com 19% da população imunizada. Norte vacinou mais
De acordo com o balanço semanal sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, divulgado na terça-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 19% da população em Portugal já se encontra completamente imunizada (1.979.425 pessoas) e 37% já recebeu a primeira dose da vacina (3.757.395 cidadãos).
- Portugal sai da 'lista verde' do Reino Unido. Decisão entra em vigor no dia 8 de junho
O Ministério dos Transportes britânico anunciou que Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, vai deixar a "lista verde" de viagens internacionais a partir do Reino Unido na terça-feira às 04h00. A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considerou "desastrosa" para o turismo português a decisão do governo britânico.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal no amarelo; Decisão britânica sem "rigor científico"