Confiança empresarial melhora na Alemanha em junho
A confiança dos empresários voltou a aumentar em junho na Alemanha porque "as empresas avaliaram a sua situação muito melhor" e aumentou o otimismo em relação ao segundo semestre, segundo o ifo.
© iStock
Economia Alemanha
O índice de confiança empresarial na Alemanha como um todo do instituto de investigação económica alemão (ifo) subiu em junho para 101,8 pontos, contra 99,2 em maio.
Há um ano atrás, este indicador de confiança na economia alemã situava-se em 86,2 pontos.
"A economia alemã está a deixar para trás a crise do novo coronavírus", disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.
No setor industrial, a confiança empresarial melhorou para o nível mais elevado desde abril de 2018 porque "as empresas estão visivelmente mais satisfeitas com a sua situação comercial atual", embora as suas expectativas fossem um pouco menos otimistas.
A situação é geralmente muito boa em todas as indústrias, mas especialmente nas empresas de fabrico de maquinaria e equipamento e na indústria elétrica e eletrónica.
Muitas empresas da indústria transformadora estão preocupadas com o aumento de estrangulamentos de produtos intermédios.
No setor dos serviços, a confiança das empresas aumentou em junho devido à melhoria significativa dos indicadores da situação atual e das expectativas.
Os setores da logística e dos serviços informáticos consideram que o seu negócio é particularmente bom.
Além disso, os prestadores de serviços esperam um "forte crescimento das vendas" mesmo na indústria hoteleira, que tem sido duramente atingida pela crise.
No comércio, a flexibilização das medidas de contenção melhorou consideravelmente a confiança das empresas, especialmente no comércio a retalho, que tem registado a maior melhoria na sua situação atual até à data.
Na construção, a confiança empresarial melhorou um pouco porque a avaliação da situação atual se manteve e as expectativas melhoraram, embora ainda sejam pessimistas, além disso, existem problemas de escassez de materiais.
Leia Também: Alemanha regista mais de mil novos casos e 93 mortes em 24 horas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com