O desconto de 75% nas portagens das ex-SCUTS estava previsto entrar em vigor no início do próximo mês, mas, afinal, isso não vai acontecer já, de acordo com uma portaria publicada, esta segunda-feira, em Diário da República.
"Assinala-se que a implementação do regime de descontos previsto para veículos elétricos e não poluentes implicará a adoção de um conjunto significativo de medidas de operacionalização técnica que impedem que a medida possa entrar em vigor no dia 1 de julho de 2021, cuja regulamentação será oportunamente implementada através de portaria", determina o Governo.
Porém, nessa data entrará em vigor o desconto de 50% no preço das portagens que estava também previsto.
Em causa está a aprovação, em 25 de novembro, de parte das propostas do PSD para descontos nas portagens na A22, A23, A24 e A25 e nas concessões da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral, no âmbito das votações na especialidade das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
As propostas do PSD foram aprovadas no que diz respeito à aplicação de descontos nestas autoestradas, em que os utilizadores usufruem de "um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação", e, para veículos elétricos e não poluentes, o desconto é de 75%.
Leia Também: Automobilistas concordam e estão a cumprir restrições na AML