Benfica. John Textor a avaliar se vai "consumar a compra" de ações da SAD
Face aos desenvolvimentos recentes, o investidor está a avaliar se avança ou não com a compra: "Estou agora a avaliar se vou ou não consumar a compra de ações do Benfica".
© Getty Images
Economia John Textor
John Textor confirmou, esta segunda-feira, que tem mantido conversações com José António dos Santos, conhecido como 'Rei dos Frangos', e que existe um acordo para a compra de uma participação na SAD do Benfica, conforme revelou a CMVM. Contudo, o investidor ainda está a avaliar se vai ou não seguir em frente com a aquisição.
"Nunca procurei, negociei ou cheguei a um acordo para comprar ações do Benfica com qualquer outra parte, além do Sr. dos Santos, nem comprei quaisquer ações do Benfica (direta ou indiretamente) nos mercados abertos", refere o empresário, em comunicado.
Contudo, face aos desenvolvimentos recentes com impacto no Benfica, o investidor está a avaliar se avança ou não com a compra: "Estou agora a avaliar se vou ou não consumar a compra de ações do Benfica", pode ler-se no mesmo comunicado.
As ações da SAD do Benfica estiveram suspensas, esta segunda-feira, na abertura, devido ao facto de terem sido tornados públicos "indícios de irregularidades diversas, suscetíveis de afetar a Sport Lisboa e Benfica -- Futebol SAD (Benfica SAD), de impactar o seu governo societário e de criar opacidade sobre a composição da sua estrutura acionista", segundo a CMVM.
A CMVM refere que "existem fortes indícios de que o acionista José António dos Santos, a quem eram imputáveis cerca de 16% do capital social da Benfica SAD, celebrou contratos promessa de compra e venda de ações, ainda que sujeitos a condição suspensiva, com outros titulares de participações qualificadas, que elevam a sua participação qualificada para medida superior a 20% e que poderão ter como efeito a redução muito significativa ou extinção da participação qualificada desses acionistas (entre os quais José da Conceição Guilherme e Quintas dos Jugais, Lda)".
De acordo com a CMVM, em paralelo, existem fortes indícios de que José António dos Santos celebrou um acordo de compra e venda com John Textor, tendo por objeto a alienação de uma participação de 25% que José António dos Santos reuniria.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, suspendeu funções, tendo sido substituído pelo até então vice Rui Costa, e ficou em prisão domiciliária até ao pagamento de uma caução de três milhões de euros, por suspeita de vários crimes económico-financeiros.
Leia Também: Oficial: Benfica renova com Diogo Rafael por mais cinco anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com