A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) manifestou, na quinta-feira, preocupação com as inspeções da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que decorrem das novas medidas impostas para combate à pandemia.
"A Associação demonstra a sua preocupação, não pela medida em si, mas pela forma repentina como foi implementada, com a ausência da informação complementar e sem tempo para que as unidades hoteleiras preparassem a sua implementação (que teria que acontecer em menos de 48 horas)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A ADHP acrescenta que "tem vindo a manifestar a sua apreensão junto das entidades competentes, desde o primeiro momento em que foram apresentadas as novas diretrizes relativamente à realização obrigatória de testes nas unidades hoteleiras".
Nenhuma infração foi detetada nos 105 hotéis inspecionados, na quinta-feira, pela ASAE para verificar o cumprimento da norma da apresentação de certificado digital Covid-19 ou teste negativo no acesso aos alojamentos turísticos.
A operação, que decorreu entre as 11:00 e as 17:00, implicou a abordagem dos profissionais dos hotéis e clientes, tendo os inspetores presenciado, nalguns casos, a realização de autotestes.
Leia Também: EDP prevê investir 640 milhões em projetos de transição energética