O Instituto da Segurança Social (ISS) alertou, na quinta-feira, que há utilizadores que estão a receber "emails fraudulentos" que utilizam o nome da Segurança Social e que solicitam o pagamento de dívidas. Trata-se de um esquema de fraude e, por isso, deve ignorar.
Em causa estão emails enviados através dos endereços '...@seg.social' ou 'IGFSS.divida@gmail.com', de acordo com uma nota publicada no site do ISS.
"Caso tenha recebido uma destas mensagens, que representam um esquema de fraude, através do qual uma entidade desconhecida da Segurança Social pretende obter um benefício indevido, não considere a mesma, não devendo efetuar qualquer ação solicitada, descarregar eventuais anexos ou a aceder a links indicados nesta", recomenda a Segurança Social.
Além disso, o ISS adianta ainda que já estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes.
E se efetuou o pagamento conforme era pedido nesse email? "Na eventualidade de ter efetuado o pagamento solicitado na mensagem fraudulenta, sugerimos o contacto imediato com a sua instituição bancária e as autoridades de segurança da sua área", aconselha a Segurança Social.
O organismo lembra ainda que as comunicações efetuadas pela Segurança Social têm como domínio/extensão de mail @seg-social.pt (sempre com hífen e não ponto).
Leia Também: O prazo do NB e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia