AEP admite que vacina poderá ser requisito na contratação
A vacinação poderá passar a ser um requisito na hora de encontrar um emprego, tal como ter carta de condução ou falar inglês.
© iStock
Economia Contratação
O presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro, admitiu, na terça-feira, que a vacina contra a Covid-19 pode vir a tornar-se um requisito nas entrevistas de emprego. O responsável lembra que a imunização reduz de forma substancial a possibilidade de doença grave, o que contribui para a queda do absentismo no trabalho.
"Podem, em termos de contratação de novos recursos, ter nos seus requisitos a opção de contratar pessoas que melhor contribuem em termos de saúde pública para um maior bem-estar e menos risco na empresa", disse Luís Miguel Ribeiro, em declarações transmitidas pela RTP.
Questionado sobre se este poderá ser um requisito para as empresas, Luís Miguel Ribeiro disse que se trata de uma "questão de razoabilidade e de bom senso".
Contudo alertou que "uma empresa, se contratar pessoas que optam por não ter a vacina, sabe que está a contratar pessoas que podem trazer riscos acrescidos para dentro de portas", acrescentou.
Quer isto dizer que a vacinação poderá passar a ser um requisito na hora de encontrar um emprego, tal como ter carta de condução ou falar inglês, de acordo com o canal de televisão público.
Portugal é um dos países do mundo mais avançados no processo de vacinação contra a Covid-19, revelou, na segunda-feira, o site ‘Our World in Data’. De acordo com o portal especializado no tratamento de dados, Portugal é o 11.º país com maior percentagem da população totalmente inoculada.
Isto acontece depois de, na semana passada, Portugal ter atingido a meta dos 70% da população vacinada. "A boa notícia que existe, e que é fruto do esforço dos portugueses, é que já foi possível atingir, ontem, os 70% da população residente em Portugal com vacinação completa", disse, na quinta-feira passada, a ministra da Saúde, Marta Temido.
Leia Também: Lá fora: 'CR7 and the City' e a oferta de loucos do Real por Mbappé
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com