BCE vai reduzir "ligeiramente" compras semanais do PEPP

O Banco Central Europeu (BCE) acaba de anunciar que a compra de ativos vai manter-se mas a um ritmo "moderadamente mais lento".

Notícia

© Shutterstock

Ana Lemos com Lusa
09/09/2021 13:14 ‧ 09/09/2021 por Ana Lemos com Lusa

Economia

Covid-19

"Com base numa avaliação conjunta das condições de financiamento e das perspetivas de inflação", o Conselho do BCE considera que as condições de financiamento favoráveis podem ser mantidas com um "ritmo ligeiramente inferior de aquisições" do PEPP relativamente aos dois trimestres anteriores, disse o BCE num comunicado.

O Conselho do BCE também confirmou a manutenção das taxas de juro, as indicações sobre possíveis desenvolvimentos futuros, outras aquisições de dívida, as políticas de reinvestimento e as operações de refinanciamento de longo prazo.

O BCE deixou a taxa de juro das principais operações de refinanciamento, os leilões semanais, inalterada em 0%.

Também deixou inalterada a facilidade de crédito marginal, a taxa de juro a que empresta aos bancos durante a noite, em 0,25%, e a facilidade de depósito, pela qual penaliza o excesso de reservas durante a noite, em -0,50%.

O Conselho do BCE espera que as taxas de juro "se mantenham nos níveis atuais ou abaixo" até ver que a inflação se situa em 2% a médio prazo.

Além disso, o BCE terá em conta que a inflação subjacente, que exclui os elementos mais voláteis como a energia e os alimentos, também está a subir.

O BCE está disposto a aceitar "um período de transição em que a inflação esteja moderadamente acima do objetivo", acrescenta a declaração.

O Conselho do BCE comprará uma dívida de emergência para lidar com a pandemia "pelo menos até ao final de março de 2022 e, em qualquer caso, até que considere que a fase de crise do coronavírus terminou".

Este programa de aquisição de dívida tem uma dotação total de 1,850 biliões de euros.

O BCE compra atualmente cerca de 80.000 milhões de euros por mês através do PEPP.

As compras de dívida ao abrigo de outro programa continuarão a um ritmo mensal de 20.000 milhões de euros e terminarão pouco antes de o BCE começar a aumentar as taxas de juro.

O Conselho do BCE continuará a proporcionar ampla liquidez através das suas operações de refinanciamento.

Leia Também: BCE reúne-se com mercados a anteciparem redução de estímulos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas