ONU Habitat vai ajudar Cabo Verde a requalificar bairros
A ONU Habitat vai apoiar Cabo Verde no estudo das necessidades de requalificação dos bairros públicos não urbanizados em algumas cidades do arquipélago, afirmou hoje fonte oficial cabo-verdiana.
© DR
Economia Fonte oficial
Segundo a diretora-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Jeiza Tavares, o estudo constitui a segunda fase do Programa Participativo de Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP) das Nações Unidas, financiado pela União Europeia (UE).
O estudo será elaborado por uma equipa multidisciplinar, a "Equipa País", constituída por representantes dos serviços centrais, autarquias, sociedade civil e universidades, com o intuito de caracterizar os bairros.
Ao mesmo tempo, serão definidos novos projetos-piloto, depois de concluídos os perfis de três centros urbanos (primeira fase) - Cidade da Praia (ilha de Santiago), Espargos (Sal) e Pedra Badejo (sede do município de Santa Cruz, Santiago) -, bem como a elaboração do retrato da situação urbana nacional.
A segunda fase inclui a realização de um estudo nacional para caracterizar os bairros informais e apontar pistas e estratégias para mobilizar recursos e eixos de intervenção nos bairros públicos, bem como assegurar a validade, impacto e visibilidade de todas as realizações do programa.
Segundo Jeiza Tavares, o Governo cabo-verdiano entendeu alargar esse retrato para os outros centros urbanos e, como resultado, já foram concluídos os perfis urbanos dos 22 principais centros do país.
Este trabalho permitiu a Cabo Verde ser eleito para a segunda fase do PSUP, desta vez com o apoio da ONU Habitat, que irá definir os projetos prioritários, para que o país possa candidatar-se à terceira fase do programa, de onde sairá o financiamento para as iniciativas.
"Existem bairros que cresceram à margem de qualquer processo de planeamento e que, por isso, carecem de serviços urbanos de base de infraestruturas", salientou Jeiza Tavares.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com