O mercado grossista de eletricidade continua em alta. O preço para quarta-feira está nos 189,9 euros por MWh, o que estabelece um novo recorde, de acordo com dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE).
O último máximo tinha sido registado na quinta-feira passada, com o preço nos 188,18 euros/MWh.
Por cá, o preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 de outubro, com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a determinar uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.
O anúncio foi feito pela ERSE em meados deste mês, tendo explicado que a "tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado".
Preço da eletricidade está num novo máximo© Reprodução
No dia 1 de julho, as tarifas da eletricidade também subiram para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, em resultado do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas, numa atualização com valores iguais à que agora ocorre.
Leia Também: "Vacinas contra a gripe não são para todos os portugueses"