Cotação do barril Brent baixa 0,55% para 79,09 dólares
A cotação do barril de crude Brent para entrega em novembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,55%, para os 79,09 dólares, mas durante o dia chegou a superar os 80 dólares.
© Lusa
Economia Petróleo
O petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a cotar 44 cêntimos abaixo dos 79,53 dólares com que encerrou as transações na segunda-feira.
Durante uma sessão volátil, o Brent alcançou os 80,70 dólares às 19.27 de Lisboa - passando acima do limiar dos 80 dólares pela primeira vez em três anos -, mas caiu depois para perto dos 78 dólares, acabando contudo em alta.
Para justificar esta valorização do preço do baril, os analistas mencionam fatores como a inquietação dos investidores com uma escassez da oferta quando se verifica o aumento da procura em diversos países, à medida que as restrições socioeconómicas determinadas pelo combate à pandemia do novo coronavírus são levantadas.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prevê que o consumo mundial de crude continue a aumentar no médio prazo, até 104,4 milhões de barris diários (mbd) em 2026, o que representa mais 4,4 mbd do que em 2019 e 13,8 mbd mais que em 2020, quando a procura de petróleo se contraiu fortemente devido à pandemia.
Leia Também: AO MINUTO: Comparticipação vai acabar; Vacinação? Norte já superou meta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com