Valor dos empréstimos em moratória cai para 36,3 mil milhões em agosto
Montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 36,3 mil milhões de euros, menos 0,5 mil milhões do que em julho.
© ShutterStock
Economia Moratória
O valor dos empréstimos em moratória voltou a diminuir em agosto. Os dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta quinta-feira, mostram que estavam 36,3 mil milhões de euros abrangidos pelas moratórias em agosto, menos 0,5 mil milhões do que em julho.
"Esta variação reflete as reduções de 0,3 mil milhões de euros nos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras e de 0,1 mil milhões de euros nos empréstimos aos particulares", adianta o BdP, em comunicado.
Os empréstimos das sociedades não financeiras em moratória totalizavam 21,5 mil milhões de euros no final de agosto.
"A redução foi transversal a todos os setores de atividade, destacando-se o decréscimo de 0,1 mil milhões de euros nas indústrias transformadoras", refere ainda o supervisor da banca.
A maioria das moratórias de crédito termina hoje, tendo os clientes de retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro, designadamente créditos à habitação, podendo muitos não ter capacidade para o fazer.
Clientes particulares que tiveram significativos cortes de rendimento (pois perderam emprego, tiveram de reduzir as suas atividades ou viram salários reduzidos, por exemplo, por terem deixado de ter horas extra) ou empresas cujas atividades ainda não recuperaram estarão entre os que terão dificuldades em retomar o pagamento das prestações ao banco.
.@bancodeportugal divulga informação estatística sobre moratórias: Empréstimos em moratória continuam a decrescer em agosto. #estatísticas #moratórias
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) September 30, 2021
Saiba mais em: https://t.co/e8Z0KpHvSy pic.twitter.com/kS6YCAEO8r
Leia Também: Turismo: Dormidas de residentes atingem máximo histórico em agosto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com