Assis não demoniza negociação e diz que não se deve "dramatizar"
O presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, afirmou hoje, sobre o impasse em relação ao Orçamento do Estado para 2022, que não "demoniza a negociação parlamentar" e que "o pior" que se pode fazer "é dramatizar".
© Global Imagens
Economia OE2022
"Não demonizo a negociação parlamentar, pelo contrário, é importante. Que ela se faça de forma transparente e pública é uma vantagem, um avanço da nossa democracia", afirmou hoje o presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis.
Para o socialista, "o pior" que se pode fazer "é dramatizar tudo".
O líder do CES destacou que "a negociação parlamentar tem de ser feita" e que "o tempo da negociação parlamentar por vezes é difícil" e sublinhou que "em democracia há sempre soluções".
"O que se deseja é que sejam soluções transparentes, que as pessoas percebam o que está em causa: se houver consensos, se perceba por que foram alcançados, se houver rutura, que se perceba porquê", concretizou.
Francisco Assis falava hoje aos jornalistas depois de ter visitado a nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.
Referindo que, devido às suas funções, procura afastar-se, "o mais possível, do debate político-partidário", disse que "o Governo é que está em condições de avaliar se está ou não está em condições de garantir a aprovação de um Orçamento do Estado que esteja de acordo com os compromissos que assumiu com o país e o seu próprio programa".
"O que me parece evidente é que não há, neste momento, da parte do Governo, nenhuma vontade de abrir uma crise política", destacou.
A votação na generalidade do Orçamento - que, se não tiver alterações, tem o voto contra do PCP, BE e PEV - está agendada para 27 de outubro.
Leia Também: CES. Assis saúda acordo de concertação sobre formação e qualificação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com