Numa altura em que os contribuintes já podem usufruir do benefício acumulado no âmbito do IVAucher, o Portal da Queixa revelou, esta quarta-feira, que tem recebido "inúmeras reclamações" relacionadas com o programa. Os atrasos nos reembolsos são o principal motivo.
"A medida que previa beneficiar os contribuintes, está afinal a transformar-se numa dor de cabeça para os consumidores que aderiram ao programa. Desde a fase de arranque de utilização do IVAucher, o Portal da Queixa já foi inundado com várias reclamações. O principal motivo reportado é a falta de reembolso do saldo acumulado. A operadora do programa, a SaltPay, é das entidades mais reclamadas", refere o Portal da Queixa, em comunicado enviado às redações.
O Ministério das Finanças revelou, esta semana, que foram já realizados 609.560 operações de reembolso no âmbito do programa IVAucher, no total de 5.550.000 euros. A fase de utilização do benefício, sublinhe-se, está em vigor desde o início do mês.
Contudo, "muitos consumidores estão a manifestar a sua insatisfação pelo facto de não conseguirem usufruir dos descontos acumulados, invocando atrasos ou outros problemas. Também há casos de contribuintes indignados que apontam a falta de informação aos clientes, ora por parte das entidades aderentes ora as financeiras, e outros alegam que a informação prestada pelas entidades estava errada", revela o Portal da Queixa.
No balanço divulgado no início desta semana, a tutela deu ainda a indicação que os reembolsos iriam acelerar: "As operações de reembolso entraram na fase de plena operacionalização, sendo previsível que nesta semana o prazo de dois dias uteis seja cumprido por todas as entidades financeiras".
Os contribuintes podem gastar o montante apurado no âmbito do IVAucher até ao final do ano.
Leia Também: IVAucher já contabiliza 609 mil reembolsos (e vão acelerar)