Preços estão caros? Tome nota de oito dicas para poupar combustível
Com o preço dos combustíveis a aumentar, estas dicas podem ser uma 'boa' ajuda.
© Shutterstock
Economia Combustíveis
Os preços dos combustíveis estão em níveis elevados e muitos procuram formas de baixar a fatura a pagar na ida à bomba para abastecer. Por cá, a alta dos preços já levou o Governo a tomar medidas e, a partir de 10 de novembro, haverá um desconto de 10 cêntimos por litro para os clientes.
Ainda assim, há algumas formas de poupar combustível e, por consequência, algum dinheiro. O ComparaJá.pt reuniu oito dicas que podem ajudar, tome nota:
1. Abastecer no posto mais barato
"Encontrar o combustível mais barato para o automóvel de família é uma solução que muitos portugueses encontraram para contornar a subida do preço que se verificou nos últimos anos. Por exemplo, para quem tem um carro a gasóleo e encha duas vezes o depósito por mês com 45 litros, escolher o posto de combustível mais barato pode fazer toda a diferença para poupar no combustível."
2. Evite utilizar o ar condicionado
"Nos dias de muito calor ou muito frio, o ar condicionado pode ser um grande aliado. No entanto, pode também ser o responsável pelo aumento do consumo do seu automóvel. Quando as temperaturas descem, não existe outra solução que ligar o ar condicionado para tornar a sua viagem mais confortável. Mas nos dias de calor, opte por abrir os vidros."
3. Faça uma manutenção regular ao automóvel
"Fazer uma manutenção regular ao seu carro pode não só aumentar a vida útil do automóvel, mas igualmente contribuir para a poupança de combustível. Apesar de esta dica não ser para todos os bolsos – nem todos os portugueses podem levar o carro ao mecânico de seis em seis meses – pode ajudar a diminuir os gastos. Manter o nível de óleo correto, substituí-lo quando necessário e verificar se existem problemas com o motor e os seus componentes aumenta a vida do seu carro e ajuda a poupar."
4. Evite andar com o carro demasiado pesado
"Quando vai de viagem costuma levar as suas malas tão cheias que até nota que o carro afunda um pouco? Pode estar a carregar demasiado o carro. Ao viajar deve ter em atenção à carga que o seu automóvel leva pois este pode ser um bom indicador de que irá consumir mais combustível que o habitual."
5. Modere a velocidade
"Se é fã de andar a alta velocidade com o seu carro, saiba desde já que este é outro fator que pode pôr em causa o consumo de combustível. Além de estar a pôr em causa a sua segurança e dos outros com uma condução mais agressiva, ao moderar a velocidade está a optar por uma condução mais económica."
6. Planeie as viagens para poupar no combustível
"Costuma utilizar o GPS do seu automóvel ou smartphone? Habituar-se a verificar caminhos alternativos para o seu destino pode ser uma mais-valia na hora de poupar no combustível. Ao optar por ruas com menos trânsito está a evitar o temível pára-arranca das horas de ponta e a consumir menos. Planear com antecedência a sua viagem pode também ajudá-lo a poupar no estacionamento."
7. Aproveite os descontos dos cartões de descontos em combustível
"Existem dois tipos de cartões que pode utilizar para conseguir descontos de combustível: os cartões de supermercado e os cartões de descontos associados a bancos. Se costuma fazer compras nos supermercados Continente, utilize o desconto oferecido para as estações de serviço Galp pela sua compra com cartão e aproveite para fazer crescer o saldo acumulado."
8. Arranje alternativas à utilização do automóvel
"Existem outras alternativas à utilização de automóvel que deve considerar para poupar no combustível. É o caso dos transportes públicos, bicicleta ou até deslocar-se a pé. Outra opção é optar por serviços de boleias disponíveis em sites de carpooling como é o caso do Bla Bla Car. Se o seu objetivo é de poupar na despesa com o combustível, esta é a melhor dica a seguir."
Leia Também: COP26. Energia rumo às renováveis e abandono do carvão domina debate
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com