Índice de custo do trabalho aumenta 3,8% no 3.º trimestre
O índice de custo do trabalho aumentou 3,8% no terceiro trimestre do ano, depois de ter diminuído 2,7% nos três meses anteriores, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
© Shutterstock
Economia INE
De acordo com as conclusões da autoridade estatística, "o Índice de Custo do Trabalho (ICT) ajustado de dias úteis aumentou 3,8% no 3.º trimestre de 2021", sendo que, "no trimestre anterior tinha diminuído 2,7%".
Também os custos salariais por hora efetivamente trabalhada aumentaram 3,4% e os outros custos, também por hora efetivamente trabalhada, aumentaram 5,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o INE, o "acréscimo nas contribuições patronais decorrente da diminuição progressiva de empresas abrangidas pelo regime de 'layoff' simplificado no setor privado da economia e da diminuição das horas trabalhadas por trabalhador na Administração Pública" contribuíram para o aumento dos outros custos.
Para a evolução do índice contribuiu ainda o acréscimo de 3% no custo médio por trabalhador e a diminuição de 0,7% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.
O aumento de 3% no custo médio por trabalhador foi, segundo o INE, "transversal a todas as atividades económicas e muito menor do que os acréscimos observados no trimestre anterior", mas a menor variação foi observada no setor público (1,1%).
Já a diminuição do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador foi observada na maioria das atividades, com exceção dos serviços, "tendo-se verificado um decréscimo muito acentuado na Administração Pública (4,1%)", referiu o INE.
Leia Também: Kremlin promete que gás vai continuar a chegar à Europa após ameaça
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com